domingo, 8 de novembro de 2009

Um dia simples com gelado de romã


Não há festa mas há sempre bolo :)
Para além do bolo, este ano também há gelado feito por mim!
O meu primeiro gelado e, mesmo sem a arca frigorífica (tive que fazer ginástica para colocar tudo no congelador. É que o gelado rende bastante!), ficou tão bom que merece destaque neste dia!
Aproveitei as romãs colhidas gentilmente do terreno abandonado do vizinho (a minha mãe é que trata disso, eu tenho medo de ser presa he he) e preparei a sugestão que vi no livro "Nigella na Cozinha".
Ficou muito girly com a coloração rosa bebé que o sumo das romãs proporcionou, um gelado de gaja para todos comerem sem preconceitos! Isso inclui o facto de estar frio e ser Outono mas, a mim, os gelados sabem-me sempre melhor quando está frio e romãs frescas só se encontram no Outono, quando estão boas para ser colhidas :)
Uma receita simples porque a vida quer-se simples!

Ingredientes:
2 romãs (mais sementes de uma terceira para a decoração)
1 lima (usei limão)
175 g de açúcar em pó
500 ml de natas gordas

1. Esprema as romãs e a lima e coe os sumos para uma taça.
2. Junte o açúcar em pó e mexa para dissolver.
3. Misture as natas batidas e continue a bater até se formarem picos no creme rosa.
4. Passe o gelado para o recipiente hermético que escolher e congele durante pelo menos 4 horas, ou durante a noite.
5. Espalhe algumas sementes de romã antes de o comer.

Notas:
Este gelado não tem que ser batido para quebrar os cristais de gelo. É só espremer, mexer, bater, congelar e comer!

Façam como eu, festejem todos os dias a benção que é estar vivo e poder passar aqui mais 365 dias... com ou sem gelado de romã :)

O bolo ainda está a ser preparado, se ficar bom, será publicado em breve!
Bom Domingo a todas(os)!

95 comentários:

Raspas de Laranja disse...

Ena parece que fui a primeira. PARABÉNS A VOCÊ NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA, EHEHEHEHEHEH!
Viste nem desafinei.
Um Feliz Dia, muitos beijinhos.
Dá também um beijinho à tua mão por mim, senão tu eras 'nada'...
Xau

Manuela L. disse...

Ameixa muitossssssssssss Parabensssssssssssssssss e um dia muito feliz!!! depois quero bolo...lol

Isabelocas disse...

Muitos parabéns!
Que tenhas um dia muito feliz, e que a vida te traga sempre muita felicidade e alegria e que todos os teus desejos se concretizem.
Beijinhos

Unknown disse...

Amiga, primeiro que tudo, muitos PARABÉNS, FELICIDADES, SAÚDE E TUDO DE BOM. Que este dia se repita durante muito tempo e que todas nós possamos sempre dar-te uma beijokita com amizade e carinho.
O teu gelado deixou-me encantada...uma delica. Beijinhos

Marly disse...

Ameixinha,
Desculpe-me, eu confesso que não sabia que era o teu aniversário, vim por causa do lindo gelado (que, de romãs,nunca provei!).
Muitas felicidades, querida! Saúde, Paz e muitas Alegrias!

Martuxa disse...

Parabéns ameixinha! Que tenhas um dia muito feliz, e claro com algumas prendinhas à mistura :D
Beijocas

Isabel Salvador disse...

parabéns minha doice ameixinha que passes um dia repleto de coisas boas amiga,bjokinhas muito grandes bigs enormes ;o)

Margarida disse...

Ameixinha, não te convido para vires cá lanchar hoje porque a distância ainda é (bastante) relativa. Mas convido-te a imaginares uma bela tarde de conversa aquecida pelo calor do sol algarvio e enriquecida com um lanche que sei que irias gostar!
Espero que os próximos 365 dias sejam repletos de alegrias!
Um grande beijinho de parabéns!
(passa lá no figo que preciso de uma opinião tua sobre uma receita)

anna disse...

Um grande xi de Parabéns, de Lisboa até aí...
Passa 1 dia feliz e que o próximo ano te traga aquilo que mais queres!
Beijinhos.

A União Faz a Vida disse...

Querida, nunca comi romãs... Mas doro sorvetes de frutas.
Um dia lindo pra ti!
Beijo

Carolina Macedo disse...

Parabéns,ameixinha!!!! Que tenhas um dia muito feliz, em boa companhia e que a vida te traga tudo de bom!!
Em relação ao gelado de romã fiquei babada!! Adorei!
Beijocas*

Natália Eleutério disse...

Feliz dia amiga, que esta data se repita por muitos e longos anos e nós a ver!!!!!!!!!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!

Unknown disse...

Ameixinha,

Desejo-te um feliz aniversário com tudo de bom e muitas doçuras. Que faças muitos mais e bons na companhia de quem mais gostas.

Este geladinho parece uma delicia.

Bjs

Nana disse...

Eu lembro de vc comentar sobre isso quando publiquei o video hehehe
Ficou bonito mesmo.
Bjss

Fabiana disse...

Ameixa,
Feliz aniversário!!!
Te desejo muitas felicidades!
Eu também sou uma escorpiana..rs..rs..
Nunca fiz sorvete e também nunca usei romãs nos meus pratos, alias as romãs eu só consumo no reveillon, e com champagne para dar sorte(superstições).
Mas estou encontrando tantas receitas com elas, que estou ficando curiosa.
bjs

Unknown disse...

Você faz anos agora? Então parabens amiga, muitos, muitos beijinhos fofos. E acompanhe com gelado e romã, heheeee... é uma delicia.
Beijocas e bom domingo

Téia disse...

Parabéns, parabéns, hoje é o seu dia, que dia mais feliz. Tudo de bom queridona, muitos anos de vida felizes, gulosos e doces. Bj grande aqui do Brasil. Téia.

Gina disse...

Ameixinha, tudo de bom pra você. Sabemos que nem tudo é alegria, mas que os momentos felizes superem mil vezes os nem tão felizes e até desses se possa tirar bom proveito.
É uma pena que aqui as romãs não são suculentas assim e o preço é exorbitante, R$ 10,00 a unidade!
Tenha um ótimo dia!

dannah5 disse...

Maldade isso, eu torrando aqui no Rio, tudo que eu queria agora era um sorvete assim refrescante!! ai ai
Quer trocar de lugar? ce vem pra ca eu vou prai!hehe

beijocas, fiquei com vontade mesmo! T_T

Carolina Macedo disse...

O livro que usei para fazer as tartelettes é o Chocomania da Tupperware! Deves ter visto po blog da soraia e da andreia cambez!
Recomendo o livro porque tem receitas espectaculares!
Beijocas*

Cinha disse...

Amiga,muitos Parabéns!!!
Muita Saúde, Felicidade,Amor e Sorte na tua Vida é o que te desejo do fundo do meu coração!
Um feliz dia com quem tu Amas.
Um grande beijinho e um forte xi-coração.

ameixa seca disse...

Muito obrigada minha queridas :)

Raspas de Laranja disse...

Estou de volta, claro que p beijinho era para a tua mãe e não mão eheh!
Tanta pressa e nem falei do gelado que está lindo, deve ser mesmo bom e diferente. Um boa ideia para dares á OLÁ. Que dizes? Bjs

bio_geo_esds@ disse...

Parabéns!!
Muitas felicidades.

Beijinhos :)

O gelado é tudo menos simples, é delicioso.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

E viva a Ameixinha....aeeeeeeee! plac plac plac....

parabéns amiga, mesmo virtual, mas te considero muito!

Quanto ao gelado???? eu quero, pois aqui ta um calor terrível... afffff

bjssssssssssss

Joanissima disse...

Minha querida,

Muitos parabens!!! Que continues sempre com o teu sorriso, com o teu setido de humor e com a tua irreverencia que é o que este mundo mais precisa... Que o novo ano te ajude a realizar muitos sonhos e muitos desejos, quer profissionais quer pessoais...

Hoje a receita escolhida é perfeita... Um doce, como tu, gelado para contrastar com o quente do teu coração e de romã que é um fruto que liga bem contigo: dá trabalho a descascar mas depois, o interior, é uma deliciosa surpresa.

Feliz aniversário!!!

Joanissima disse...

E ronrons do Mushi tambem, claro!!! :P

Lourdes Sabioni disse...

Parabéns,Parabéns!!! Hoje é seu dia, que dia mais feliz!!!
Muita saúde, muita paciência com este mundo do avesso e muitas felicidades é o que te desejo hoje e sempre!!!
Bjs e abraços apertados amiga!
Ainda vou te conhecer!!!

anabenfica disse...

Queres que te cante os parabéns?? Pensando melhor, e tendo em conta os meus dotes musicais (ou falta deles), é capaz de nao ser boa ideia!

Mas parabens na mesm!!

Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Muitos Parabéns, Ameixa Maria!

Quantos são, 38?

Que este seja um dos 365/6 dias do ano em que estás bem disposta, alegre, bem humorada, e já agora com saúde e €€ no bolso, ou debaixo do colchão, ou assim. :)

beijinhos

Anónimo disse...

Então hoje a menina é bebé!
Um bebézinho que sabe fazer gelados com um aspecto maravilhoso! :)
Muito requintada a tua sugestão...as natinhas gordas vêm mesmo calhar com este frio outonal...
Happy Birthday Little Plum!:)

Helena disse...

Parabens Ameixinha!!
Só agora cheguei,espero que me desculpes mas só me resta o domingo de lazer..
Que o teu dia tenha corrido do melhor!
Este gelado é bem bonito e a meu ver sofisticado.Pena não o provar....
Um beijo grande para ti e uma optima semana!

Cininha disse...

É verdade que é preciso saber dar valor as coisas mais simples e comemorar mais um aniversário é uma coisa para agradecer.
Mais uma vez muitos parabens e tudo de bom
bjinhos

Cininha disse...

Ah esqueci-me de comentar o geladito hehe está com uma cor deliciosa, adoro o rosinha e a romã e se é assim simples ainda melhor :-)

Isabel disse...

Minha linda, não encontraria nada melhor para festejar um aniversário do que esse gelado tão girly e apetitoso. Está simples mas lindo como a vida deve ser :) Muitos parabéns e muitas felicidades para ti.
Bjs

Fátima disse...

Ameixinha, com o calor infernal que tá fazendo aqui, pagaria caro por um sorvete desse, ficou muito bonito e super tentador!

argas disse...

Muitos parabéns por mais um aniversário!! :)

E que bela maneira de o festejar! :) bjinhos

Delírios Gourmet disse...

Felicidades, paz e muita saúde pelo seu aniversário! Que Deus lhe abençoe sempre! Um grande bj!

Mari disse...

Querida Ameixinha, parabéns!! Muitas felicidades!! Que Deus te abençôe hoje e sempre, e que todos os seus desejos e sonhos se realizem!
Muita paz, saúde, alegria, amor, prosperidade, e bênçãos divinas!
Lindíssimo seu primeiro gelado... uma chef maravilhosa como você, não surpreende que tenha sempre receitas de muito sucesso!
Grande beijo,

Mari

Mari disse...

Hum...ótima sobremesa para refrescar uma tarde quente como a de hoje.

sushibaby disse...

Muitos parabéns Ameixinha e muitos anos de vida cheia de alegrias e cheia de comidinha boa.
Um beijo grande e tudo de bom.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Quando comecei a ler o texto fiquei com a sensação que fazias anos e pelos comentários não me enganei :)
Parabéns a você nesta data querida muitas felicidades, muitos anos de vida...
Que contes muitos, com bastante saúde e com o teu humor genial, com festas ou sem elas é sempre importante comemorar a vida e se tivermos um belo gelado de romã ainda melhor.
Quando apagares as velas não te esqueças de pedir um desejo hehehe
Beijinhos
Moira

Abelha Maia disse...

Quase no fim, mas espero que tenhas tido um dia feliz e bem passado, muitos parabens e muita saúde.
Gelado maravilhoso.
bjsssss

Belocas disse...

Muitos parabéns, muitas receitinhas, muitos sorrisos,muito humor,muitos amigos...e uma grande
beijoca desta amiga que já não passa um dia sem vir ver este cantinho.

ameixa seca disse...

Obrigada a todos! Não são 38 mas já faltou mais he he
Não houve velas, odeio que me cantem os parabéns. Este ano decidi que não queria até porque não convidei ninguém :)
Peço todos os dias pelas coisas essenciais e básicas que preciso para sobreviver!
Ando a pedir que o computador - que mais parece um tractor - não pife. Sem ele, será muito difícil continuar a alimentar amizades bloguisticas como tenho vindo a fazer até agora :)
Abraço!

vague disse...

Muitos parabéns por hoje, Ameixinha :)**

Carolina Andrade disse...

Antes tarde do que nunca. Parabéns Ameixita, toda felicidade do mundo pra ti. Esse gelado calhou bem à comemoração. Beijão

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Parabéns e tudo de bom para você. Foi uma bela comemoração com esse sorvete lindo (com esse calorzão de quase 40 graus C, era tudo que eu queria).
Somos colegas de signo.
Beijo.

turbolenta disse...

Nunca fiz gelado.Mas sei bem onde os devo ir comer...ai...ai...E estes dias havia lá de romã. Experimentei e gostei bastante.(não devia ter experimentado pois lá foi mais meio quilo!)
mas o teu está com um aspecto! vai lá ...vai!...
se o apanhasse a jeito resolvias logo o problema do espaço no congelador.
bjs
boa semana
ainda não é esta semana que voltarei.Já limpei 1 andar mas faltam os outros e a vontade é pouca!

Claudia Lima disse...

Ameixinha muitas felicidades pelo seu aniversário! espero que seja um dia maravilhoso e inesquecível!
Adorei a receita! Se é só misturar, congelar e comer é tudo de bom e prático.
Aqui as romãs estão lindas! Eu tenho uma na cesta de frutas.
Bjs :)

maria disse...

Parabéns e que continue por muito tempo a deliciar-nos com as suas maravilhosas receitas, a sua prosa fresca e a sua música de bom gosto.

Maria

Susana Gomes disse...

Minha querida, isto sim é dia de festa - gelado no blog da Ameixinha!!!
E todo pink - a mulher passou-se. :)

Nada melhor do que fazer da vida uma festa em vez de apenas chamar a dita no dia de aniversário.
Com bolo e com gelado, não faltará alegria! :)

Um grande beijinho. :)

Paula disse...

muitos parabéns!!!
bjs fica bem tudo de bom

Marina disse...

Já tem foto! lol
Deixa lá que a tua foto também me deixou a babar!
Beijinhos.

Su7i disse...

Muitos PARABÉNS e muitas felicidades, e sorri porque o teu futuro anda com umas mensagens bem positivas! E esse gelado de romã é um belo triunfo! eu não consigo fazer nada de romã porque o meu filho devora Romãs! Beijinhos

saltapocinhas disse...

parabéns miúda!
uma vida muito feliz é o que te desejo!

(adoro gelados todo o ano, este vai para a lista)

Mary disse...

Olá,
Está com um aspecto delicioso.
tb já fiz esse gelado quando foi o dia,rosa é mesmo muito bom!!


bjs

Manuela © disse...

Passei de propósito só para te dar um beijinho de parabéns, não tenho tido tempo para bloguices... Espero que o teu dia tenha sido muito feliz, a avaliar pelo gelado só pode ter corrido bem.

Jinhos

Anónimo disse...

Querida Ameixinha,
Mesmo em cima da hora, muitos e muitos Parabéns!
Espero que tenhas tido um dia fabuloso, rodeada por quem mais gostas.
Tudo de bom e um grande beijinho

ameixa seca disse...

Muito obrigada. Acabou o dia, venham os próximos 364 :)
Ainda há gelado, como disse... rendeu bastante e vamos comendo um bocadinho todos os dias. Ficou mesmo bom e aconselho a todos. Agora há um sumo de romã, não sei de que marca é, mas deve dar para fazer gelado sem precisar das romãs. Hei-de experimentar :)
Até amanhã!

conceicao disse...

Ameixinha, Muitos Parabéns!
O gelado deve ser uma delícia.
Bjs

R.correia disse...

muitos parabens ameixinha, que tenhas tudo de bom e muitos anos de vida......já agora adorei o teu gelado...
bj

Noémia disse...

Mais uma vez, parabéns, muitas felicidades, muitos dias felizes, muito amor, muita saúde, muitos amigos, muito dinheiro para os próximos 365 dias, ou 365 meses.
Depois destes, desejamos-te mais.;)

Álbum da Cozinha disse...

Oi Ameixa,
Por aqui as romãs são difíceis e carésimas...vou ficar na idéia da delícia de um sorvete desta fruta, sem os aromatizantes KIBON, com que me contento.
Tenha uma ótima semana.

Unknown disse...

Sei que o sorvete ficou ótimo, mas a estrela hoje é você!

Muitos parabéns para você e que tudo de bom que você desejar possa ser alcançado sem obstáculos.

Que o Senhor Jesus lhe abençoe sempre!

Grande beijo

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!

micas disse...

Muitos parabéns ameixinha!!
Sei que foi ontem, poir isso espero que tenhas passado um óptimo dia!
Beijinhos e que tambem tu nos continues a presentear com as tuas deliciosas receitas.
xuac
micas

Abóbora Amarelinha disse...

Pá fogo........
Quem te mandou fazer anos ao domingo?
Não sabes que aos domingos eu não ando aqui?
Fogo pá!

Baú da Conceição disse...

Muitos Parabens, que este dia se repita por muitos e muitos anos.
Como sempre cheguei atrasada, o gelado está tentador, ainda sobrou um pouquinho para mim?
Beijinhos.

Carlota e a Turmalina disse...

Oba...primaveras por aqui....parabéns e muitas felicidades!!!
Ficou lindo o sorvete e deve estar mesmo delicios....
Bjosssssssssss

Sandra G disse...

Ameixinha mais uma vez parabéns, sim a vida tem de ser feita das coisas simples, oestarmos vivos e com saúde.

É um dos meus frutos preferidos, romã, em gelado então deve ser maravilhoso.

Bjs

Unknown disse...

Mas q bela tarde...
Bjs

ameixa seca disse...

Dizem que até ao São João é do coração :) Muito obrigada pelas felicitações :)

HUGO disse...

Miúda gostei muito da tua cozinha...tenho uma panela quando poderes vai lá fazer uma visita!!!beijo««

Smas disse...

Muitos, muitos parabéns!!!!
E acho que vou experimentar este gelado, já que não é preciso bater para quebrar os cristais :)
Bjs

RUTE disse...

Apesar do frio deu-me uma vontade de provar esse geladinho! Adoro romã, a fruta dos rubis.

Olha lá, li no blog da Sandra G. que queres uma forma mas não sabes quando vais ter dinheiro para ela?

Pois se quiseres eu envio-te uma forma na mesma e págas às prestações :) 1 euro de cada vez LOLOLOL - Eu adianto o dinheiro por ti. Beijinhos.

Drika disse...

Ameixa, parabéns!!! Tudo de bom pra você, principalmente saúde!
Menina, esse gelado ficou tão bonito!
Parabéns!
Bjs!

a Trofa tem cozinheira disse...

UAU *.* QUE bom aspectoooooooooooooo!!!! UAU!!! adorei sabia-me mesmo bem agora!!! á lareira e a comer esse gelado...

Vina disse...

Já venho um pouquinho tarde, mas não quis deixar de passar por aqui para te deixar uma enorme beijoca de Parabéns, com votos de muitas felicidades pela passagem de mais um aniversário! Que venham muitos mais, sempre com a tua simpatia, alegria e boa disposição características! Tudo de bom para ti, linda!

ameixa seca disse...

Obrigada a todos!!!
Rute, quanto à forma... eu chego lá. Vou juntar os €€€ e depois falo contigo he he

a Trofa tem cozinheira disse...

CARAGOOOOOOOOOOOOOO!!!! atao escapou-me a data!!! MUITOS PARABENS!!!! mais uma escorpiona na blogosfera (eu tb sou faço sabado)!!!!

Minha lindaaaaaa que tenhas 1 vida replecta de coisas boas!!! que sejas feliz e que Deus te abençoe MUITO!!!!!! Que se repita por muitos anos.....MUITOS BEIJOS!

Odete disse...

Ameixinha querida, PRARABENS pelo Aniversario, muitas felicidades, saude e realizacoes na nova idade.
Seu gelado pink resultou super bem e eh ideia a ser copiada brevemente, ja que temos muitas romas.

Beijo carinhoso!

Mangia che te fa bene disse...

Super comemoração com esse maravilhoso sorvete! Adorei a cor e fico imaginando que sabor deve ter!!!
Parabéns pelo dia e que sejas muito feliz!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Sou completamente apaixonada por roma, imagino o sabor deste gelato!
Um abraço
Léia

Tati - Panelaterapia disse...

Que coisa mais linda esse gelado!!!
Eu acho româ a fruta mais linda do mundo, parecem rubis!!!
Adorei!

ameixa seca disse...

Obrigada a todas. Este gelado vai ser repetido em breve, ainda tenho romãs :) Sabe mesmo bem!

disse...

que lindoooooo!
que gelado fantástico!
maravilhoso!
adorei!

ameixa seca disse...

Jú, obrigada :)

Elisabete disse...

Minha linda, desculpa o meu descuído e o meua traso. Espero que tenhas tido um dia maravilhoso.
Parabéns.
Dá-me prazer de vir ao teu blogue só para ouvir a tua música de fundo. Fico de imediato com vontade de levantar da cadeira e dançar muito e muito. "Madalena" é uma música muito envolvente e que desperta a minha alegria no meio ao meu presente desânimo.
Mas com tudo isto fiquei super, super animada.....ahhhhhh, quema ganha com isto é sempre o kindão rsrsrs. Malandrice. Beijinhos

ameixa seca disse...

Elisabete, ora essa!! Vens sempre a tempo. Ainda bem que a música de fundo contribui para te animar. Não quero receber visitas tristonhas e, se vierem tristonhas, que levem um sorriso no rosto ou vontade de malandrices he he

RUTE disse...

Tá bem. Tu é que sabes. Só não quero é ver-te triste. E se por acaso vieres a Lisboa diz-me qq coisa porque assim não tens de pagar os portes de CTT.

Já agora...não te esqueças da nozes pecan :)))

ameixa seca disse...

Rute, raramente me encontras triste :)

Nani disse...

Já ensaiei de fazer este sorvete algumas vezes, mas tenho medo do sabor das romãs não sobresairem. Ficou lindo o teu.
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, sobressaem sim. Sei que quem fez com romãs rosadas e nem a cor ficou rosinha. Faz com romãs bem vermelhinhas e vais ver como fica bom :)

Salsa Verde disse...

Tem um ar tão fresquinho...
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, e é mesmo refrescante :)