quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tarte de abóbora


A famosa Pumpkin Pie que nos entra pela casa através das séries de Tv e dos filmes.
Tinha muita curiosidade em provar e, tendo uma abóbora enorme para usar, resolvi testar a receita que vi aqui. Pedia leite de soja, mas usei o que tenho sempre em casa... leite magro e resultou muito bem. Acho que esta é a sobremesa mais comida na última quinta feira do mês de Novembro :)

Se há feriado que deveria ser assimilado por todas as culturas é o do Dia de Acção de Graças.
Pode parecer que não tenho muito para agradecer, estou numa situação complicada, com os meus dois pais de baixa médica, com o meu gato doente (tive que ir outra vez ao veterinário com ele), partilhas que não se resolvem, amigos e familiares longe, etc e tal! Mas, bem lá no fundo, não me faltam agradecimentos a fazer. Tenho comida, roupa, cama, mantenho os velhos e fiz novos amigos, apesar de tudo temos conseguido ultrapassar as más vibrações, tenho encontrado muita gente má mas também tenho encontrado gente muito boa e, mais importante que tudo, estou viva :)
Aproveito também para agradecer a todas as meninas que votaram no Colchão de noiva. Fiquei em segundo lugar e acho que ganhei um livro. Ainda não sei qual mas, como gosto muito de livros, fiquei contente ;)

Então, celebremos com tarte de abóbora que, apesar de eu não ter colocado muita fé nela, saiu uma bela surpresa. Achei que ninguém ia apreciar e, no fim, todos comeram e repetiram :)

Ingredientes:
3/4 chávena de açúcar
1 1 /4 colher (chá) de canela moída
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de gengibre
1/8 colher (chá) de noz moscada
1/8 colher (chá) de cravinho
1 lata de abóbora (usei 400 g de puré de abóbora que fiz em casa)
1 1/4 chávena de leite de soja (usei leite magro)
2 ovos grandes
Massa quebrada* (fiz a minha na MFP)

Preparação:
Numa tigela, misture o açúcar, canela, sal, cravinho, gengibre e a noz-moscada. Adicione a abóbora, leite e ovos. Mexa até estar homogéneo. Ponha a mistura dentro da tarteira forrada de massa quebrada. Coloque no forno a 200ºC por 15 minutos, depois reduza a temperatura para 180ºC e retire quando o centro da tarte estiver cozido (insira uma faca para verificar, se sair limpa, está pronto), cerca de 45 minutos no forno. Coloque numa grade para arrefecer e sirva fria.


*Massa quebrada doce na MFP:
330 g de farinha tipo 55
125 g de manteiga amolecida em cubinhos
100 g de açúcar
50 ml de água

Coloque a farinha, manteiga e o açúcar na máquina e seleccione o programa "massa". Vá adicionando a água e mexa com uma colher de pau nos cantos. Deixe amassar por 15 minutos e retire. Está pronta a usar :) Simples, maleável e muito boa!

Notas:
Retirei a receita da massa quebrada do fórum da amizade.
Esta massa quebrada dá para fazer duas tartes. Assim, aconselho a fazer só metade da receita.
Usei uma forma de tarte de 23 cm de diâmetro mas acho que fica melhor numa forma mais pequena, porque fica mais altinha.
Esta tarte fica bem mole e húmida, mesmo ao meu gosto (esta frase não soa lá muito bem, mas levem-na pró sentido culinário do termo, ok? Não sejam perversas!).

Yellow Pumpkin, estás a ver como eu te dou bom uso? he he

73 comentários:

Fátima disse...

Ameixinha, eu estava prestes a publicar também uma receita de tarte de abóbora. Achei essa sua linda e com certeza muito saborosa. Beijinhos.

Natacha Rodrigues disse...

Bemmm vendo os ingredientes também me parecem especiarias a mais mas... se tu dizes que é boa a malta acredita!! Este ano nao me deram aboboras grrrrrrrrrrrrrrrr

Unknown disse...

Espero que a tua mare de azar passe bem depressa.

A tarte de abobora ficou lindo, confesso que tambem tenho imensa curiosidade em experimentar, mas ainda nao calhou.

Bjs e parabens por teres ficado em 2 lugar.

www.culinariasaborecor.com disse...

Gosto muito de doces de abóbora e essa tarte esta marvilhosa. beijinhos

Paladares da Isa disse...

As más ondas passaram e as boas viram...

Agora essa tarte eu é que não deixaria passar ;)

Bjocas grandes

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

hummm, gostaria de provar um pedacito...

mas não levar pro lado malicioso???? agora já foi, ja pensei besteiras...quem mandou eu lembrar... hahahahahaha

bjsssssssssss

Luisa Alexandra disse...

Que linda ficou a tua tarte, a abóbora é mesmo muito versátil, presta-se a um sem fim de receitas, todas elas deliciosas!
Aqui em casa utilizo imenso em doce, tenho de começar a variar mais!

Margarida disse...

Toma lá um raio de sol do Algarve que acabou de vingar por entre as nuvens! : )
Infelizmente a vida prega-nos partidas e às vezes consegue ser muita injusta. Esperemos que cheguem rapidamente melhores dias aí a casa!
Quanta à tarte, magnifica e acho que lhe consigo sentir o sabor pela combinação de ingredientes.
beijinhos e muita luz aí para casa!

Dani disse...

enquato lia essa sua receita parei para pensar que nunca usei abóbora sem ser em doce tradicional, para comer as colheradas.

Ja tinha visto mesmo muitas preparações de dia das bruxas dos americanos, mas nunca pensei em fazer.

Olhando essa sua postagem fiquei imaginando que o gosto deve ser bem interessante usando abóbora como recheio.

akombi disse...

que receita maravilhosa, adorei a da massa quebrada, agora que tenho MFP é um delirio as receitas que quero exprimentar ( e essa ficou anotada ;D)

Manuela L. disse...

Que linda q ficou!
BJS

anna disse...

Não sei se gosto mais da tarte de abóbora, se de te ler...
Beijinhos.

Abelha Maia disse...

Boas vibrações aí para casa.
Esta tarte ficou uma delicia, têm uma variedade de especiarias interessante.
bjssss

Nani disse...

Que torta bemm diferente, eu não conhecia!
Adorei a receita, minha mãe que vai amar mais que eu, ela ama abobora!
Melhoras pra todos ai viu?!
Beijos

Abóbora Amarelinha disse...

Sabes bem que podes fazer de mim o que quiseres...usa e abusa!

E se eu fosse uma abóbora com puderes mágicos, podes ter a certeza que eras uma menina com uma vida mais tranquila.

As melhoras dos teus pais e do Matias, cuida-te!
beijinhos

Sandra G disse...

Por acaso também já tinha andado á procura de uma receita de tarte de abóbora, e agora que tu publicaste aqui já tenho o trabalho facilitado, pois já está traduzida.

Ficou com um aspecto muito guloso.

Bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
É isso mesmo: sempre temos motivos para dar graças.
Como gosto de abóbora, penso que essa torta deve ser uma delícia. E bem diferente.
E a massa me será muito útil, agora que tenho MFP.
Beijo.

argas disse...

Concordo contigo, esse feriado valia a pena ser transposto para cá...com toda a comida habitual deste dia, também! :D

A tua tarte está linda, e de certeza que eu ia adorar! :D bjinhos

Ana Rita disse...

Ficou com um óptimo aspecto :) por acaso não sobrou nada não??? lol ;)

beijinhos amigs***

a Trofa tem cozinheira disse...

Fiz uma tarte parecidinha a esta...depois mostro!!! tb levava especiarias!!! é mto boa nao é?!! a tua tb deve estar bem boa!!! ja a provava..... hummm :)

Smas disse...

Tem um óptimo aspecto!
Eu adoro tarte de abóbora!
Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Dona Ameixinha,

Muita força, porque sei que a menina tem muita garra e graça - os seus textos mostram-no - e já já vai dar a volta por cima!

beijocas

RUTE disse...

Já é a 3ªvez que cá venho direccionada a este artigo.

Na 1ªvez vi as fotos e li metade do texto.

Na 2ªvez li o resto do texto e clickei nos anuncios para ajudar-te a ganhar dinheiro. Depois perdi-me a ler o que os anuncios diziam.

Finalmente, na 3ªvez, venho comentar! Até estou cansada!! E tudo isto para te dizer que adoro tarte de abóbora. Faço uma muita boa com abóbora cozida sem água. Penso que a tua polpa tb será assim. Beijinhos.

Carina disse...

Confesso que nunca provei deste género de tarte!!!!
Mas esta está com um aspecto delicioso!!!! De certeza que ia adorar!!!!

Beijinhos :)

Anónimo disse...

As vezes passamos por fases menos boas, mas há q sáber sar a volta né?
Nunca usei abóbora em culinária a n ser os tão famosos bilharacos! eheheheheheh
Mas pelo aspecto parece ser excelente :d
Beijinhos doces**

Drika disse...

Ameixa, tenho certeza que há um montão de gente torcendo por você, para que tudo se resolva.

Gostei dessa torta.
Bjs!

Marly disse...

Parece que a gente, às vezes, entra realmente num processo de "transmimento de pensação", pois eu tencionava também postar uma pumpkin pie nesse thanksgiving! Ocorre que tenho outros doces na geladeira e, já vislumbrando o desperdício, desisti.
Concordo inteiramente com você, o dia de ação de graças devia ser um feriado mundial!
Quanto às circunstâncias desfavoráveis, hão de ser passageiras e, em breve, as coisas voltarão a entrar nos eixos.
Quanto à torta, depertou-me o desejo de a comer,huumm!
Beijinho

Isabel disse...

Sempre que abro este blogue, deparo-me com coisas boas...e coisas boas é o q desejo que aconteçam na tua vida: que ela seja uma bela surpresa como esta tarte o foi e que no fim de a saboreares, sintas o mesmo desejo que esta Pumpkin Pie despertou:o de a repetir!

a dona do tacho disse...

Mais uma receita a experimentar
abraço e de certeza melhores dias virão

Iliane disse...

espero que tudo se resolva logo..com seus pais.!!.com seu gato..emfim!!..tem epocas assim nas nossas vidas..mas..elas..graças a deus..passam!!adorei sua torta..já vi algumas e tenho vontade de fazer..mas..numca tentei..ficou linda a sua..bjus

welze disse...

super iguaria. refinada e simples ao mesmo tempo. É, a gente sempre tem, por mais que as coisas não estejam bem, a agradecer. Deus lhe abençoe.

ameixa seca disse...

Fátima, tartes de abóbora são sempre bem vindas :)
Verdinha, mas não são. Já tinha feito os biscoitos de gengibre com essas especiarias e ficam muito boas :)
Cacahuete, é uma maré de pouca sorte mas há-de passar um dia destes. A fé é a última a morrer :)
Suely, Manuela L., Smas, obrigada :)
Isa, os surfistas nem sempre têm boas ondas :)
Anita, a tua publicação de hoje é bem mais maldosa he he
Luísa, também fiz doce mas fiz muitas mais coisas e valeu bem a pena :)
Margarida, aqui esteve solinho hoje! Tenho certeza que ias gostar desta tarte. Quem me dera que não estivéssemos em pontas opostas do país :)
Dani, já usei em muita mais coisa que irei publicar daqui em diante e fica tudo muito bom :) Experimenta!
Kombi, experimenta a massa, fica fantástica e é super simples e rápida de fazer :)
Anna, se for das duas coisas eu fico toda contente :)
Abelha, já se sentem as boas vibrações :) Obrigada!
Naninha, então a tua mãe vai adorar. A minha adorou :) Obrigada!
Bóbora, espera para ver o que mais eu fiz contigo he he Tu és mágica, transformaste numa pessoa maravilhosa quando deixas de ser abóbora ;)
Sandra G, há imensas. Esta bateu-me nos olhos e resolvi fazer. Correu tudo bem e o sabor é óptimo. Sinal que vai ser repetida quando tiver mais abóbora ;)
Heloísa, o melhor é que estou viva :) Agora podes experimentar tudo na Mfp!
Argas, sempre tem muito mais significado que o dia das bruxas :)
Tito, nadinha :)
Bombokita, é uma delícia :)
Pipoka, off course que vou he he Resiliência não me falta :)
Rute, o meu agradecimento especial. Não é sempre que me visitam três vezes no mesmo dia e que o fazem por motivos tão grandiosos ;) És uma querida, sei que andas sem tempo nenhum!!! A minha abóbora foi cozida a vapor :)
Carina, também nunca tinha provado mas, agora que provei, vou fazer mais vezes :)
Marlene, temos mesmo que dar a volta. A abóbora presta-se a muitas utilizações culinárias. Vais poder ver algumas neste blog daqui em diante :)
Drika, e eu só tenho que agradecer pela torcida :)
Marly, no meu caso tinha mesmo que usar a abóbora. Também não gosto de desperdício :)
Isabel, podes ter certeza que vou repetir. Obrigada :)
Dona do tacho, espero que gostes :)
Iliane, obrigada! Tens que tentar, é muito simples e saborosa :)
Welze, agradecer o que temos e esperar que tudo melhore :) Obrigada!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Ontem comprei 2 pacotes enormes de abobora, pois adoro, mas nao sabia o que fazer com tantas - adorei a idéia!
Bjim
Léia

Susana Antunes disse...

Ora aqui está uma receita que despertou a minha curiosidade....
Vou experimentar de certeza....
Os gulosos lá de casa agradecem....

"Os obstáculos aparecem nas nossas vidas para nos provarem que somos capazes de os ultrapassar...."

Beijinhos e boa continuação

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Ameixinha querida, todos nós em algum momento passamos pos situações complicadas,com certeza tudo se resolverá logo. O mais importante é sua atitude de enumerar o que tens para agradecer.
Parabéns pela torta e por estar forte num momento delicado.
Fernanda

Delírios Gourmet disse...

FIcou mesmo diferente e parece apetitosa! Parabéns pela criatividade! Bjus!

Cláudia Marques disse...

Olha, eu só vi 2º sentido depois de teres falado nisso... doida!

A tarte deve ser bem boa, sim senhora. Hei-de experimentar.

Nem me passava pela cabeça que era dia de Acção de Graças. Tb estou numa fase em que, "à 1ª vista", não tenho muitas graças a dar, mas se pensarmos bem, temos sempre o que agradecer.
Desejo as melhoras e ânimo.

bjs

Carolina Andrade disse...

Gosto muito de abóboras, essa famosa torta é deliciosa!! Beijão

Dani disse...

Muitas vibrações positivas pra vc! E que tudo se resolva da maneira melhor e mais rápida possível! O importante é mesmo estarmos vivos, no mais..tudo passa!
Essa tarte parece muito fofinha e saudável. =)

Ah..parabéns pelo segundo lugar. Qd souber qual livro é, conte pra gente..também adoro ler.

Beijos !!

Helena disse...

Ameixinha
Essa tarte deve ser boa a julgar pelas especiarias...
Suponho que usaste abobora laranja(por dentro) certo?
Um beijo e que tudo melhore rapidamente.

Natália Eleutério disse...

Adoro a tarte de abóbora e com estas especiarias só pode ser boa mesmo, bjs.

Susana Gomes disse...

O Thanks Giving é, de facto, uma celebração que me cativa.
E é precisamente quando o cenário fica negro que devemos agradecer as cores que a vida nos mostra quando acordamos de manhã! :)
Tenho a certeza que em breve o sol brilhará. :) :) :)

Como sabes, eu sou mais uma doidinha da ab+obra, e por abóboras, e acho a combinação destas especiarias uma maravilha.
Gosto da massa mais fininha, e tb vou nessa do recheio mole húmido... :) :) :)

Beijinhos.

conceicao disse...

Ando para fazer tarte de abóbora à imenso tempo, mas uso a abóbora para outras receitas e ainda não fiz.
Mas depois de ver a tua fiquei com uma vontade de fazer.
Bjs

Carolina Macedo disse...

Gosto da forma como encaras a vida, porque nos momentos maus também penso assim! Há-que o lado positivo das coisas sempre! =)
Em relação à tarte parece ter sido de facto uma agradável surpresa!
Beijocas*

ameixa seca disse...

Léia, há tanta coisa a fazer. Eu tenho mais algumas sugestões que vão sair em breve :)
Familia Antunes, se fizeres depois diz alguma coisa :) Essa frase diz tudo!
Fernanda, é mesmo assim! Temos que encarar de cabeça erguida e esperar pelo melhor :) Obrigada!
Grazy, Carol, Nani, obrigada :)
Cláudia M., acima de tudo estamos vivas, temos amigos e família que gosta de nós e isso já é tanto. Só nos resta agradecer e torcer para que tudo melhore um dia destes :)
Dani, muito obrigada! Já sei que é um livro de receitas. Qual não sei... espero que não seja repetido :) Depois eu mostro!
Canela, não era laranja forte, era abóbora amarela que, depois de cozida, ficou laranja forte :)
Gasparzinha, para ser sincera é a celebração que mais me cativa, muito mais que o Natal :)
Conceição, experimenta. Fica com sabor de Natal por causa das especiarias :)
Cuca, a sorte é que consigo rir das desgraças e mantenho a esperança de que não há mal que sempre dure :)

Noémia disse...

Ando com uma fotocópia na carteira de uma receita de tarte de abóbora que ando com imensa vontade de fazer.
Não te admires se vires uma um destes dias lá no meu blog. Só ainda não a fiz porque ando sem tempo e muito cansada!
Não sabia que era muito comida nesta altura, mas ando sempre a aprender.
Também concordo contigo quanto ao dia de Acção de Graças, eu adoro a vida e tudo que tenho é uma benção que agradeço todos os dias! :)

Tangerina disse...

Ameixinha, As melhoras de todos aí em casa!! Normalmente acontece tudo ao mesmo tempo... mas depois passa, vais ver!

A tarte deve ser divina, nunca fiz nenhuma mas já vai sendo hora ;)

Beijinhos e Energias Cor de Laranja,
Carlota

disse...

também tenho ali uma abobora XXL por abrir... o problema é depois de abrir! Vou andar uma semana a cozinhar abobora. Não gosto dela congelada.
A tua tarte está fabulosa!

ameixa seca disse...

Noémia, acho bem que a faças. Ficam bem boas :) Temos mesmo que agradecer o facto de estar vivos. Por si só é a maior benção que temos!
Tangerina, obrigada :) Nunca é tarde para experimentar novas sugestões!
Jú, gastei a minha sem a congelar. Não foi fácil mas, tudo o que fiz foi apreciado e nada foi parar ao lixo :)

carmencita disse...

Sabe minha querida você é uma pessoa forte e generosa, não se deixe abater por pessoas mesquinhas. Espero que seus entes queridos já estejam bem, e o Matias também, o tempo aí está frio né, talvez seja isso. A torta parece bem interessante, acho que o gengibre deve ter dado um toque todo especial.
Parabéns pelo 2º lugar, ví o bolo e já anotei, deve ser uma delícia.Fique bem e aquela força.Bjss

Manuela © disse...

Adoro tartes de abóbora! As vezes uso o puré de abóbora de lata, é o máximo e dá menos trabalho :)

Claudia Lima disse...

Concordo plenamente com vc: Todos deveriam celebrar o Thanksgiving.
Não pense que está sozinha: Aqui desgraça pouca é bobagem...
Esta torta é mesma muito famosa nos EUA. Eu tb não levava fé pela cor que é meio estranha. Mas quando provei, pela primeira vez, me surpreendi.
Este ano eu não fiz, nem sempre me apetece, mas já fiz várias vezes.
Bjs :)

Unknown disse...

Que bela tarte! tenho uma para fazer este fim de semana mas é ligeiramente diferente, depois vês.
De qualquer maneira são sempre deliciosas.
Quanto á tua pergunta sobre o leite condensado, eu uso leite meio gordo ou magro.
Desculpa não ter aparecido muito, e só ter respondido agora, mas isto por aqui tambem tem andado uma correria doida, estou a ver que até ao ano novo deve ser assim, não vou ter descanso...
Beijinhos linda

Anónimo disse...

Ainda não fiz sobremesas com a amiga "bóbrinha", mas só vejo tentações irresistíveis!:)

Isabel disse...

Esse é o espírito, Ameixinha! Agradecer sempre, porque temos sempre algo para agradecer, não é?
Fizeste uma bela Pumpkin Pie para celebrar essa tradição bonita do Thanks Giving.
E que tudo melhore!
Bjs

a Trofa tem cozinheira disse...

Ameixinha...olha acabei de publicar 1 bolo do site Vaqueiro que vi q tb fizeste!!! fiz la uma referencia a ti, no inicio e no fim ..espero q n te importes!!! beijokas fofinha

ameixa seca disse...

Carmencita, obrigada!! O tempo está muito frio mas eu gosto bastante :)
Manuela, tens que vir meter nojo né? Aqui não temos base das lages pahhh Aqui é tudo caseirinho, feito com a força dos nossos braços ;) És uma sortuda!
Claudinha, é o feriado mais significativo para mim e nunca o celebrei mas adoraria fazê-lo :)
Micas, obrigada :) Fico à espera da tua tarte!!
Mary, tens que experimentar. Agora não tenho mais abóbora senão continuava nas experiências :)
Isabel, claro que sim :)
Bombokita, vou passar por lá e ver qual é o bolinho. Se eu fiz e publiquei, é porque é muito bom :)

Fabiana disse...

Ameixa,
Primeiro queria te parabenlizar pela sua receita do bolo colchão de noiva.

Segundo, queria te agradecer pelo lindo comentário que vc deixou no post dos selos de declarações.
Fiquei muito feliz, porque estou conseguindo passar a você, o que eu sou, e o que eu faço.
"'Sou muito amiga e faço tudo com muito amor e carinho."

Agora, falando sobre a sua tarte, eu comprei abóbora na feira, pensando em um delicioso refogado, mas a sua receita está uma tentação..rs..rs..
bjs

Angela Oeiras disse...

Sinto muito a tua delicada situação, vais ver que com o tempo e muito pensamente positivo as coisas melhoram.
Feliz dia de acção de graças.
A tarte ficou optima... :)

Rose Oliveira disse...

Olá Ameixa!
Nunca comi Tarte de abóbora, mas esta ficou com aspecto muito bom, e deve mesmo ter ficado deliciosa.
Beijinhos!

disse...

Por que não fica laranja? Eu achei que ía ficar laranja!

Bjo

ameixa seca disse...

Fabiana, não precisas agradecer :) Garanto que esta tarte é muito boa. se quiseres, podes fazer ;)
Alegna, obrigada :)
Rose, tens que provar :)
Má, a minha abóbora era amarelo e não laranja escura. Além do mais, as especiarias escurecem a massa :)

Luciana B. disse...

Verdade, querida, sempre temos o que agradecer :-) E sua pumpkin pie ficou com uma cara ótima, também nunca fiz e pretendo fazer um dia. Beijos!

Figos & Funghis disse...

Sua torta ficou linda! E que idéia linda esta de usar abóboras em tortas doces! ótima idéia!
Bjos

Romy Almeida disse...

Que bom aspecto... adoro as tartes assim fininhas :-)

Amélia Batista disse...

Tem muito bom aspecto a tua abobora. Sabes amiga, por vezes há situações que nos valem por todos os momentos menos bons que passamos. A minha filha chegou agora a casa e então trazia-me um presente.Mas não, o presente, o livro do Dan Brown ( O simbolo perdido) que eu falara que gostava de ler, não era dela mas sim de um amigo que ao ter assesso á pen onde eu guardava o meu Portfólio, a história da minha vida, não resistiu e quis dar-me um presente. Diz que iniciara a leitura sem intenção, e depois não consegui parar de ler e que no fim teve necessidade de me fazer um miminho.E como sabe que tenho andado adoentada. Acreditas que fiquei toda a tremer.Nunca pensei....
BOm fim de semana amiga e desculpa o desabafo

ameixa seca disse...

Luciana B., Fabiana, Romy, obrigada :)
AB, é por esses e por outras que temos que agradecer. Ainda há muita gente boa à nossa volta :)

Su7i disse...

Esta receita de massa quebrada é fenomenal por ser tão simples de fazer! Abençoada seja a pessoa que inventou a mfp! Beijinhos

ameixa seca disse...

Suzi, amém :)

Cininha disse...

Ficou com muito bom aspecto essa tartezinha, eu também tenho por aí uma receitinha e tenho uma abobora na garagem :-)tenho que averiguar o que fazer :-)
bjinhos

ameixa seca disse...

Alcina, se não for esta faz outra. Acho que todas as tartes de abóbora devem ser excelentes :)

moranguita disse...

ameixinha rica tarte. eu ando numa de comer abobora esta aqui uam delicia adorei amiga.
beijinhos

ameixa seca disse...

moranguita, se tiveres abóbora experimenta :)