terça-feira, 6 de maio de 2008

Beringela recheada e gratinada


Pois é, como muitas das blogueiras culinárias já disseram, eu também nunca tinha experimentado beringela. Cá em casa nunca se comeu beringela e talvez seja uma questão de geração, mas também não me lembro de as ver à venda como as vejo hoje.

Não estava planeado fazer beringela. Não planeei a compra antecipadamente e não retirei nenhuma receita para experimentar fazer. Sabem quando vemos algo numa prateleira e dizemos: "É agora ou nunca!".

Hoje de manhã também não era para ir ao supermercado, mas fui. Adoro a cor da beringela mas há sempre o receio de provar e todas sabemos que, às vezes, nem tudo que é bonito é bom, não é verdade?

Mas hoje foi o tal dia. Comprei uma (só mesmo uma porque podia correr mal) e vim a pensar como a poderia cozinhar. Seria o que encontrasse no frigorífico quando chegasse a casa. A minha mãe nestas coisas é uma aliada perfeita e não teve qualquer receio de provar.

Basicamente fiz como já tinha lido e como muita cozinheira fez. Lavei a beringela, retirei o pé e cortei ao meio no sentido vertical. Retirei a polpa interior e parti aos bocadinhos. Coloquei em àgua durante 10 minutos. Entretanto pus meia cebola e um dente de alho a refogar num pouco de azeite. Escorri a beringela, juntei ao refogado com um pouco de polpa de tomate, 100 g de bacon cortado aos bocados, piripiri seco e sal.

Deixei refogar e coloquei dentro das bases de beringela. Ralei meia cenoura em palitos por cima, cobri com fatias de queijo limiano (era o que tinha) e espalhei oregãos secos. Levei ao forno a gratinar por 10/15 minutos. Acompanhei com alface dada pela vizinha :-)

A minha mãe foi a primeira a provar e adorei. Aliás, tudo que tem queijo ela adora. Eu fiquei fã apesar de não notar o sabor da beringela, não sei se é suposto ser assim?! Achei que fica neutro.

Mas vou fazer muitas mais vezes e com courgettes também deve ficar bom. Ficou uma refeição baratíssima (a beringela só custou 0,45€) e muito saborosa.

Devo dizer que a minha mãe não comeu mais nada para além da beringela, mas eu acho que sou de mais alimento apesar de não parecer e, comi um pouco de bacalhau também.

É um legume que vai ser incluído na dieta e que só experimentei porque li muitos dos blogs e nunca ninguém disse que não gostou.



22 comentários:

Angela Oeiras disse...

ficou linda e super apetitosa esa beringela gratinada... Jinhos

Axly disse...

Olá Ameixa
Que bom que experimentou, eu amoooo beringela.
Foi um jeito bem legal que tu usou pra estrear.
Mas como você mesma disse, não percebeu bem o gosto dela. Eu sugiro que você a corte em cubos pequenos, frite um pouco de alho amassado em óleo, quando tiver dourado o alho coloque os cubinhos de beringela e de uma fritada nos cubos, acrescente pouca água e vá cozinhando, coloque cebola em fatias. Ela fica bem escurinha, quando perceber que está cozida corrija o sal, acrescente umas pitadas de pimenta-do-reino. Eu adoro comer assim, com arroz branco fica ótimo^^ E você entende o sabor que ela tem.
Ou você pode fazer uma massinha mole, com farinha, fermento em pó, ovo, leite e sal. Passa a beringela cortada em fatias finas no sentido do comprimento. Frite em óleo bem quente, até ficar dourada. Coloque sobre papel absorvente e sirva ainda quentinha. Fica um sabor bem diferente.
Espero que aprecie...
Kisss pra ti^^

Natércia Ramalho disse...

Ói minha linda eu também só comecei a comer no ano passado depois que me meti nesta vida dos blogos sabes o que os meus filhos dizem que eu as coma mas agora quando o meu vizinho começar a trazer eles vão ver eu vou fazer e engano eles faço como lhe fiz com a soja comeram e nem piaram um beijo. Natércia...

elisabete disse...

Olá Ameixa,

A tua beringela ficou com um aspecto bem apetitoso!Só experimentei uma vez beringela e também não senti o sabor. A receita foi com peixe e broa frita e acho que também cortei a beringela em cubos e fritei...acho eu. Pode ser que aos poucos a beringela vá entrando na minha cozinha.

Beijinhos e boa semana para ti e para a tua mãe.

Natália Eleutério disse...

Ainda bem q resolveste experimentar a dita cuja, coitada ela não tem culpa, e anda por cima gostaste....ficou com aspecto apetitoso, ;)

Espaço do João disse...

Óh bela cozinheira.
Não tenhas preocupação comigo. Eu sou daqueles que vai sempre à luta. Não sou presa fácil e, jamais deixarei de combater as adversidades que se abeirarem de mim. Foi realmente um alívio, mas há-os por aí bem piores do que eu. Mais uma vez , um grande abraço de gratidão. João

anna disse...

A beringela é daquelas coisas que primeiro se estranha e depois se adora. Só grelhadas ou recheadas já são presença habitual cá em casa.
Beijos.

Sylvia disse...

Eu so provei beringelas depois de adulat e fiquei adita, hoje em dia eu adoro, E de essa maneira que voce preparou ficou fantastica

ameixa seca disse...

Alegna, há alimentos que são mesmo fotogénicos, né? Obrigada pela visita.
Axly, obrigada pela excelente sugestão.
Natércia eu não tenho problemas com os legumes. Gosto de todos os que já provei :-)
Beticris, a beringela vai entrar definitivamente na minha cozinha.
Nani, o aspecto ficou bom e o sabor também. É optimo porque vou poder experimentar muitas vezes com recheios diferentes.
João, força nisso! Sempre em frente.
Anna, a beringela deve ser como Fernando Pessoa disse: Primeiro estranha-se e depois entranha-se :-)
Sylvia é um prazer receber-te aqui... Desde Buenos Aires (Ai o tango!) para Portugal. Um abraço enorme. Vou passar no seu blog para espreitar ok? :-p

Luciana Macêdo disse...

Aqui em casa sempre faço, de várias maneiras, e todos adoram. É bem versátil, com o tempo ela não deixará mais a sua cozinha. A primeira já ficou maravilhosa imagine a que virão.
Bjs!

Vivian disse...

hum, eu não gosto de beringelas kkk
mas adorei a apresentação do teu prato
bjos

Cláudia disse...

Ameixa, sempre comi berinjelas de todo tipo, antigamente era refogadinha com tomates, cebolas e orégano no final, acompanha bem qualquer prato. Depois fui experimentando as recheadas, grelhadas, molhos, pastas...é uma delícia! Parabéns pelo seu primeiro prato, é um dos mais gostosos. As minhas filhas não gostam. Infelizmente.

bjs

ameixa seca disse...

Luciana, já estou a pensar na versatilidade da beringela e, em breve, vou fazer uma massa com molho de beringela... vamos ver o que vai dar. Estou numa fase de criação :-)
Vivian, eu gostei muito. Se não gosta, vai sobrar mais para mim eh eh.
Cláudia, é mesmo bom e, para primeira vez, correu bastante bem. Vou experimentar de todas as outras maneiras :-)

edinha disse...

Eu gosto de beringela embora não use frequentemente.
Esta sua berigela está com óptimo aspecto
Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Ameixinhas a tua beringela ficou linda!!!!Sabes eu também nunca experimentei,mas depois do que disses-te vou comprar e fazer.(que rica vizinha dar alfaces:)...beijinhos doces

Dama do Lago disse...

Tem mesmo muito bom aspecto! Por cá uso muitas vezes, frita, recheada, em guisados, em paté, etc. Tem muitas aplicações :).

Agdah disse...

Eu acho que gosto de beringelas desde que nasci e não consigo viver sem elas.

Cláudia Marques disse...

Olá Ameixa. Descobri o seu blog há umas semanas, e tenho vindo a visitá-lo. Identifiquei-me com o seu perfil, até porque sou uma licenciada (em Línguas e Literaturas Modernas) sem colocação no ensino há 2 anos...
Quanto às beringelas, confesso que só comi uma vez, e não gostei... mas tenho visto tantas maneiras de a preparar, que um dia destes vou fazer mais uma tentativa. A sua está com óptimo aspecto.
Cláudia

Unknown disse...

Olá Ameixa!!!
Menina bem vindo ao mundo da beringela hehehe
Ficou lindo o seu prato.
Uma dica, corta elas em fatias, coloque em formato de cruz. Recheie o meio e depois fecha em forma de trouxinha.
Um belo molho ao sugo e pronto.
Bjss

ameixa seca disse...

Meninas ainda hoje a minha mãe me perguntou quando eu ia repetir a receita :-)
Ficou tão fã quanto eu... eh eh
Obrigada pelos comentários de todas :-)

turbolenta disse...

Pois eu beringela recheada nunca experimentei.Já postei courgetes recheadas e digo que ficam boas,embora acabem por dar mais trabalho porque a courgete tem de levar uma pré- meia cozedura- em água.As beringelas ...não sei se faça ou não.A minha filha quando esteve a viver lá fora, comprava e cozinhava e diz que são boas. Elas fazia-as de várias formas e o resultado diz que era bom. Só que ela é mesmo muito para o lado do vegetariano...
bom fim de semana

ameixa seca disse...

Turbolenta obrigada pela visita :-)
Ainda não tinha chegado ao seu petiskaki... agora chego mais rápido :-)
Acho que não perde nada em experimentar beringela. Se não gostar fica a saber e se gostar é mais uma delícia para petiskar :-)