sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pão de Centeio


Há algum tempo atrás tomei a decisão de não comprar mais livros nem revistas de culinária. Isto deve-se ao facto de ter tantas e tanta receita por fazer, que me parece errado gastar mais dinheiro sem antes experimentar todas as receitas que quero. Em relação aos livros, não me é possível comprá-los devido aos preços exorbitantes que têm marcado na etiqueta. Assim, vou fazendo uma listinha dos livros que quero até chegar ao meu aniversário, pode ser que tenha sorte :)

No entanto, a semana passada deparei-me com um livrinho chamado "aprender a fazer pão" da Larousse. Não pude resistir e trouxe-o comigo, até porque o preço não era nada de muito extraordinário e as receitas são para a máquina do pão.

Decidi-me a comprar a farinha de centeio, pedi ao padeiro que faz a distribuição de pão aqui na aldeia e ele trouxe-mo. Saiu este pãozinho maravilhoso que se comeu num abrir e fechar de olhos. Ontem sobrou o bocadito da segunda foto mas foi comido hoje de manhã :) Uma parte foi oferecido a uma vizinha que o apreciou devidamente!
Fiz a massa na MFP e levei-o a cozer no forno a gás, mas a receita é para fazer integralmente na MFP.

Ingredientes para um pão de 750g:

320 g de farinha tipo 55
180 g de farinha de centeio
310 ml de água
2 colheres (chá) de sal (usei uma)
1 colher (sopa) de mel (usei açúcar)
1 colher (sopa) de azeite
1/2 iogurte natural
2 colheres (chá) fermento (usei 20 g de fermento de padeiro)

Preparação:

Deite a água na máquina e junte-lhe o sal, o mel, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione-lhes o fermento, distribuindo-o sobre estas.
Seleccione o programa "pão integral", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.



Como queria assar no forno para ficar com a côdea mais crocante, juntei mais 100 g de farinha 55 à quantidade indicada na receita e seleccionei o programa "massa". Depois de terminar o ciclo, coloquei a massa dividida em duas num tapete de silicone e levei ao forno previamente aquecido, mas desligado, para levedar por mais uma hora e meia. Depois liguei o forno em temperatura média e deixei cozer por 30-40 minutos.

A dupla fermentação permite que o miolo fique mais macio e leve, o que se verificou. Aconselho a experimentarem esta receita, seja feita integralmente na MFP ou no forno.

Agora, preciso da vossa ajuda. Alguém me sabe dizer onde eu encontro sidra? Haverá em algum supermercado ou só mesmo em lojas de produtos naturais/ervanárias?
Já agora também pergunto se alguém sabe onde se encontram formas para cozer baguetes no forno. Já vi em blogs estrangeiros mas aqui não sei se existe. Se alguém souber, agradeço que digam :)

Bom feriado e um óptimo fim de semana!

70 comentários:

Cinha disse...

E que belo pãozinho saiu!!!
Ameixinha, vinagre de sidra???
Se for eu costumo encontrar nos supermercados,mas eu penso que não é disso que precisas!
Quanto às formas ou tabuleiros para as baguetes,aqui na minha cidade tenho uma casa que tem tudo para hotelaria e afins,penso que essas também terá,mas de qualquer forma na Segunda já te confirmo isso!
Beijinhos e bom fim de semana.

RUTE disse...

Vamos por partes:

Livros e Revistas também desisti de comprar! A internet está tão recheada de receitas culinárias que é um desperdicio de dinheiro.

Muitas vezes o que faço é folhear umas revistas no supermercado só para tirar ideias. Depois venho ao google e pesquiso aquela ideia a custo zero.

Sidra, é uma bebida fermentada de maçã. Julgo que existe isso junto aos champanhes no supermercado. A sidra é o chamado champanhe para crianças :-)) Procura nessa zona.

Formas para baguetes encontrei aqui: http://www.laredoute.pt/PT/pt/venda-default.aspx?productid=324113930&documentid=505908&producttitle=A+chapa+para+baguetes+SOLU%C3%87%C3%95ES+LAR&categoryid=28749363&single=False&source=AVAILProduct

Mas deve haver mais sitios na net. Procura no google por "formas baguetes".

Beijinhos. Bom feriado.

Unknown disse...

Este pãozinho de centeio faz-me lembrar a minha avó materna...que saudades. Beijinhos

sushibaby disse...

Que pãozinho tão apetitoso estou cheia de vontade de o experimentar.

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, gosto muito desta receita, tenho feito só pãezinhos pequenos, mas quero experiemntar um grandalhão tipo broa (no forno)...
Adoro pão de centeio, por isso acenta-me que nem uma luva! :)
Bom FDS! (sidra desconheço, hehe)...

Vânia Costa disse...

Realmente, que óptimo pão! =)
Eu gosto bastante de pães com centeio...
Pois, os livros são cada vez mais caros e pra comprar um até parece que nos causa uma dor profunda... enfim... Querem promover a cultura, mas os livros são impossiveis à maioria dos bolsos...

O que vale é que nós vamos partilhando receitas umas com as outras!

Bom fim de semana grande*
Um beijinho*

Marly disse...

Yummy! um pãozinho rústico, que no entanto, parece ter o interior macio!

Gina disse...

Acho que acumular receitas é o que mais fazemos, uma verdadeira mania!
Também não tenho comprado nada e a net me atende perfeitamente. Só entre os blogs amigos, minha lista já é extensa...
Hoje vou fazer pão, já tinha decidido, chego aqui e encontro esse, justamente de centeio. Não tenho MFP, vou fazer à moda tradicional uma outra receita, porque pão é bom demais.
Bom final de semana!
Bjs.

Lourdes Sabioni disse...

Não tenho a máquina mas mesmo assim irei fzer uns pães neste final de semana. Os teus ficaram super saudáveis! Bjs

Karla disse...

Que lindo pão!
Revistas de culinária...recebo uma em casa todas as semanas...Foi a contrapartida para vir a máquina do pão, tirando essa também não compro mais :)
Quanto às tuas dúvidas não te posso ajudar....

Beijinhos

Susana Gomes disse...

Ameixinha, não só sou fã de pão de centeio, como tb o prefiro cozido no forno.
Faço exactamente o mesmo: amasso na MFP, moldo a meu gosto, 2ª levedação no forno apenas aquecido e depois coze-se... e devora-se!

As formas já a Rute disse o sítio que conheço...
Deixo-te aqui um link para o video onde aprendi a moldá-las:
http://images.foodnetwork.com/webfood/images/cooking/cookingdemos/package/form_baguettes_video_player.html

Beijinhos.

Abelha Maia disse...

Realmente acho que tenho revistas que nunca mais as folheai.
Belo pão para eu fazer na mfp.
Quanto as formas há na La Redoute.
Em relação á sidra nao deve ser vinagre de sidra....hum...mas sim aquela bebida fermentada de maça que se encontra junto aos espumantes e que não têm alcool e que serve muito para as festas dos miudos.
Chama-se "Champomy" é a que conheço.
bjs

argas disse...

Gosto muito de pão de centeio...e para mim, o pão deve ser sempre assado no forno! :)

És muito boa para as tuas vizinhas! :D

A União Faz a Vida disse...

Forno, sempre! Sou muito desconfiada com essas engenhocas... hahaha
Deu pão deu água na boca, viu?
Um beijo, querida!

Abóbora Amarelinha disse...

Ai senhora! essa côdea crocante, cá na minha casa, não sobrava para o dia seguinte, nem sei se chegava a arrefecer...
Beijinhos e bom fim de semana

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!!

Realmente comprar livros e revistas de culinária torna-se num vício bastante caro...apesar de eu raramente comprar revistas, cada livro que compro custa sempre à volta de 100 euros!

Agora adoptei uma outra tática que é ir para a biblioteca da escola e fotografar as páginas dos livros de culinária que me interessam. Assim não gasto dinheiro nem em fotocópias e não estrago os livros na fotocopiadora (eu sou muito cuidadosa com os livros!)eheheh!

A tua história de teres pedido a farinha de centeio ao padeiro que distribui o pão aí na aldeia trouxe-me imensas saudades dos tempos em que era pequenina e ía de férias para a aldeia. achaa emocionante esperar pela camioneta do pão de manhãzinha com a minha avó que me comprava sempre pão de leite...era o delírio!...
Na cidade não estamos habituados a estas coisas e são memórias que vou guardar para sempre.

Gosto imenso de pão de centeio...então para fazer torradas...é maravilhoso!! O teu ficou com um óptimo aspecto!!!

Ah!...quanto à sidra não é uma bebida para crianças como referiu a Rute já que contém álcool ( a bebida é fermentada!!!). Não sei onde poderás encontrar aí mas, aqui encontra-se junto da zona das cervejas, espumantes, etc...!

Beijinho!

Belinha disse...

k belo pão!!!!! adorei!!! e tb adorei a tua visita, linda! volta sempre k kiseres!:) olha uma ideia pras baguetes: k tal arranjar uma dakelas telhas redondinhas:D? talvez assim forradita com papel ou aluminio pd ser k resulte:)
bjitos!:*

Leonor de Sousa Bastos disse...

ahh!!...formas para baguette?
Na escola fazemos todos os dias e são feitas sem nenhuma forma...
O único pão que fazemos em forma é o pão de forma...

Su7i disse...

Ameixinha, faço muitas vezes o pão de centeio mas a diferença é que o faço integralmente na mfp, obviamente assim fica muito melhor!

Sobre o preço do seitan venho dizer-te que compro no Celeiro e fica mais barato do que nas grandes superficies, isso e as natas vegetais. Não sei se tens algum perto de ti, mas nas cidades deve haver. Beijinhos

saltapocinhas disse...

hoje, numa daquelas feiras com barraquinhas havia uma barraca maior dedicada ao pão.
havia diversos tipos de pão em cestinhos para provarmos e eu atirei-me logo ao pão de centeio. achei-o delicioso e trouxe a receita (ao pé de cada pão tinham uns folhetos com as receitas!)

saltapocinhas disse...

ah, não sei responder a nenhuma das tuas perguntas...sorry!

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, que pãozinho maravilhoso! Nunca me atrevi a fazer (ainda...) Só fiz uma vez pães de queijo, e até ficaram bastante comestíveis! :)

Por acaso ainda ontem me lembrei de uma embalagem de polvilho azedo que tenho cá em casa já há uns meses. Tenho que lhe dar um destino em breve.

(Tb só conheço o vinagre de sidra, agora só a bebida nunca vi)

Beijinhos

anabenfica disse...

É por causa de pães assim que tenho de comprar a MFP...já tentei varias vezes fazer pão da forma "artesanal" e o desgraçado nunca crece...

O teu tem optimo aspecto, ja me imagino a comer quentinho com manteiga...

ameixa seca disse...

Cinha, não é vinagre de sidra, esse encontro aos pontapés :) É mesmo sidra bruta!
Rute, não pode ser bebida para crianças, é sumo de maça fermentado e tem alcool. Fui hoje ver e o chamado champanhe para crianças é apenas sumo de maçã, não é sidra. Mas agradeço a dica das formas de baguetes, só queria saber se existiam à venda aqui :)
Sónia Alexandra, a minha avó paterna é que fazia pão, mas o forno era daqueles de lenha e a portinhola era selada com bosta de vaca fresca, ainda fumegava he he
Sushibaby, delicioso e saudável :)
Mary, a massa pode ser dividida em pães pequeninos, ficam deliciosos :)
Vânia, valha-nos a internet e os sites de culinária :)
Marly, a massa leva iogurte, mais macio não poderia ficar :)
Gina, a minha lista de receitas também é enorme... nunca vou conseguir fazer tudo que quero :)
Lourdes, a MFP é uma ajuda e tanto para amassar e levedar, especialmente para quem, como eu, não gosta de sujar as mãos :)
Karla, de quando em quando compro uma "delicias da culinaria" porque tem muitas receitas e é barata :)
Gasparzinha, o pão fica diferente no forno mas o pão normal do dia a dia, que é o integral, faço sempre na MFP, fica bom :)
Abelha, champomy não pode ser, a sidra é fermentada e tem alccol... os miúdos não podem beber disso :)
Argas, não sou para todas, é só uma ou duas. O resto não leva nada :)
Talula, a MFP é uma bela engenhoca, mas no forno fica sempre com a forma que nós queremos dar ao pão :)
Abóbora, vocês são uns alarves, é por isso que nunca chega nada ao dia seguinte he he Nós aqui somos poupadinhos até no pão :)
Leonor, mas tu tens uma boa biblioteca aí, aqui não há quase nada nas bibliotecas. Na minha aldeia não há padaria então o pão ainda é distribuído assim, vem uma primeira vez de madrugada e deixam a saquinha pensurada nos portões, depois é por volta das 11h para ter pão ao almoço :) Quanto à sidra, aqui só se encontra mesmo champomy... nada que diga sidra!
Belinha, eu nem sei se vou usar, só queria mesmo saber se existiam por cá à venda :)
Suzi, o único celeiro que tenho por cá é aquele onde se guardam o milho, centeio, palha e etc he he Mas obrigada pela dica :)
Saltapocinhas, faz o teu pão e depois passa a receita :)
Cláudia M., também tenho polvilho para usar e ainda nem fiz pão de queijo. Tenho que pôr mãos à obra :)
Anabenfica, eu como não sou dada a amassar uso a MFP para isso e sai sempre bem :)

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha eu adoro pão de centeio sempre que vejo em alguma padaria compro,mas sem dúvida nenhuma que o teu deve ter ficado muito melhor.
Em relação aos espinafres, não sou eu q tenho plantação mas a minha mãe tem e aquilo nasce aos montes é só dizeres a tua morada.
Beijocas e bom fim de semana.

Abóbora Amarelinha disse...

Maria Ameixa Moída, estas respostas hoje estão o máximo.
Até parece que estás "carcumida"!!!
hi hi hi hi ho ho ho ho he he he he.
beijos carcumidos

Sylvia disse...

Ha voce sabe que eu também , já é um problema aonde guardar tantas revistas e livros, quando reformei a cozinha ia criar um espaco, abaixo da ilha, mas acabei esquecendo de pedir ao marcineiro.E se fiz umas 10 receitas de toas as fontes que tenho sera muito
Adorei o pao , esta maravilhoso e super saudavel
Bjs

ameixa seca disse...

Mónica, também não resisto a pão de centeio. Quanto aos espinafres, acho que chagavam aqui murchus se os mandasses pelo correio he he
Abóbora, a culpa é toda tua, só tua, tua até ao fim :)
Sylvia, sofremos todas do mesmo impulso :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Oi, Ameixa,
Estou de volta aos blogs, e aqui estou para agradecer sua presença no meu blog quando eu estava "acamadinha".
Beijos

Carolina Andrade disse...

Ameixa, eu não posso ter umamáquina de pão senão farei pão como você e minha forma atual não me da esseluxo de poder comer pão a toda hora. Agora as baquetes daqui não temos formas, fazemos na mão mesmo!! Grande beijo

Emília disse...

Que pão gostoso, a vizinha deve ter ficado feliz da vida!
Não sabia que existia forma para baguetes!!
Beijinhos

carmencita disse...

Um pedacinho desse pão e uma xícara de cafezinho me faria feliz.
Sabe que nunca ví a fruta sidra!!!A forma que vc se refere é uma forma de borda bem baixinha, o que a diferencia das outras?

Unknown disse...

Querida, já posso imaginar o sabor desse pão tão lindo e apetitoso.
A única Sidra que eu conheço é uma bebida tipo champanhe,rsrs. Provavelmente não é essa que você quer.


Muitos beijos e um forte abraço!

Anónimo disse...

Adoro pão de centeio. Vou experimentar.
Susana.

Claudia Lima disse...

Pão de Centeio é muito gostoso. De vez em quando tb faço. Hoje fiz um uim pouco diferente.
Acho mais fácil encontrar as formas na Internet. Encontrei nestes links um exemplo de forma para baguete. O preço é salgado:
http://www.bakedeco.com/a/baguette-french-brea-232.htm

http://www.amazon.com/Chicago-Metallic-Professional-Nonstick-Perforated/dp/B00004R91J

Eu não compro muitos livros de Culinária, embora sinta vontade. Acho que minha próxima aquisição vai ser um livro de pães tb.

Bjs :)

gintoino disse...

A sidra costuma encontrar-se nos supermercados, mas nem sempre nem em todos. Eu costumo comprá-la em Espanha onde vou regularmente e a vendem aos pontapés ;-)

ameixa seca disse...

Heloísa, ainda bem que voltaste :) Agora vai ser blogar para sempre he he
Carol, aqui também é na mão, mas fiquei surpreeendida por saber que havia formas para fazer :)
Emília, eu também não. Cada dia que passa é uma aprendizagem :)
Carmencita, a sidra é feita de sumo de maçã fermentada. Sidra não é fruta, é o resultado da fermentação da maça :)
Ana, só existe uma sidra, é uma bebida com alccol... é provável que se assemelhe a champagne :)
Susana, eu vou fazer novamente e agora integralmente na MFP :)
Cláudia, até agora a da La Redoute sai mais barata. Mas são mesmo essas formas que eu falo :)
Gintoino, até na sidra a Espanha consegue ser superior a nós :)

angela disse...

ola, adorei o pao, adora fazer pao, faço sempre manual já que náo tenho a maquina.
quanto a sidra, bem aqui no interior de SP na minha infancia era muito comum a fruta com a qual se faz um doce maravilhoso, nem sempre se encontra para comprar, é um doce trabalhoso, tem que ser ralado, e tirar o amargo,demora dias, mas vale a pena, qualquer dia, assim que eu encontrar a fruta, faço um post sobre isto, já que é o doce favorito do meu marido. beijos.

vague disse...

Ameixa, bom fim de semana.
Acho que estou a regressar de uma semi-hibernação
:)

MARIA disse...

Querida esse pãozinho ficou com um aspecto exlente.Um beijo:))

edinha disse...

Mais um bonito e apetitoso pãozinho.
Beijinho

Paula disse...

lindinho o teu panito ! gosto muito de pao de centeio !
qto ah cidra /: ha diois anos demos um passeio enorme pela Provincia aqui do Quebec e fomos a alguns vinhedos tipicos daqui e tb tinham sidra pois ao lado havia um bruto pomar ! compramos e nao eh mau :)
a primeira vez q a bebi foi ai nas Europas = visita ah Austria
olha..........
no meu portatil estive a fazer uma limpeza tide e limpei o teu endereco, envia sff que tenho uns miminhos pa te enviar, ja na caixita e tudo, falta a morada, as vezes sou mesmo loiraaaaaaaaaaaaaaaaa eheeheheh
e tb te quero enviar um postalinho de mickey mouse land !
beijinhos grandes

Natália Eleutério disse...

Que belo pãozinho, vou levar a receita comigo, bjs.

Isabel Salvador disse...

que belo pãozinho ameixinha minha querida amiga,conto contigo arranja um tempito para a troca de receitas lá no forum,pleaseeeeeeeeeeeee

jinhosss

ameixa seca disse...

Angela, obrigada pela visita e pela informação. Eu vou procurar a sidra por cá e acho que vou encontrar :)
Vague, obrigada, para ti também :)
Manuela, o sabor ficou melhor :)
Edinha, pão não pode faltar :)
Paula, ganda maluca! Viajas, viajas e ainda ficas enraivecida por não ter uma MFP? Quem me dera a mim a parafernália da kitchen aid! Envio-te já um mail :)
Nani, leva e faz bom proveito :)
Belinha, obrigada. Não sei se vou conseguir participar, isto está complicado :)

Paula disse...

Ameixita,
nao tenho " bergonha " mesmo eeheheh, mas ja diz o ditado : quem nao chora nao mama ...eheheeh e ohpamim com a bimbita a fazer bolos, caris, esparregados, feijoadas e o etc etc oh pa mim a fazer camarao perfumado de caril na velocidade xpto ....haahhaah, e tou a rir feita maluca a escrever isto...assim hoje restou me a lasagna q vai ser servida ao jantar e uma torta de laranja, apenas de laranja sem o tal perfume de flor de laranjeira ?( daqui a pouco soa a cancao da Agatha : perfume de mulher ahahahahaha ! e qto as viagens vou sempre com o F. esta vida eh muito curta minha querida e qdo se ve um amigo nosso de 27 anos a lutar nem um danado contra uma leucemia q o vence a cada dia q passa estando pois preso ah vida por um fiozinho, ainda da mais vontade de aproveitar cada migalha e gota da vida e de felicidade'
bjusssssssssssssssss
e a moradinha ja ca canta de novo ! tks

Rose Oliveira disse...

Ah amiga eu tenho tantas receitas que meu marido costuma dizer que nem vivendo 200 anos faria todas elas, rss...tenho livros de pães que nunca fiz por falta de tempo.
Seu pão de centeio ficou ótimo, não me adimira ter sido logo devorado, rss...bjos :)

Helena disse...

Esse pão cozido no forno e com centeio,deve ser delicioso!
Já tomei essa decisão algumas vezes na vida,mas passado uns anos volto ao mesmo....

Carla disse...

gosto de ver que continuas sempre com coisas deliciosas no blogue Ameixinha.

bom fim-de-semana!

ameixa seca disse...

Paula, tens razão. As pessoas poupam a vida toda, não se gozam de nada e acabam por não aproveitar nada! Força nisso mulher, vê lá se vens para estes lados e compras a MFP e a Bimby, se quiseres :)
Rose, sofremos todas do mesmo mal, nem que eu quisesse fazer todas... eu não ia conseguir :)
Canela, eu lá me vou controlando até porque não me posso mesmo descontrolar he he Este livro de pãozinho valeu a pena :)
Carla, obrigada. Bom fim de semana :)

Erva Doce e Canela disse...

Bem este pão ficou fantástico! Quanto à sidra, eu acho que se podem encontrar em lojas de produtos naturais. Em supermercados duvido, mas amanhã vou precisar de ir às compras e dou um olhinho e digo-te algo. Bjs

Ana Powell disse...

Uma maravilha de pão, ficou fantástico.
Já procurei sidra em Portugal e não consegui encontar, intenta no Lidl.
Eu customo comprá-la em Espanha, pois estou bastante perto.
Com relação ás formas para cozer baguetes, tenho-as visto só na net.
Parece-me a mim que o site que as vende mais em conta é: http://www1.westfalia.net/shops/household/kitchen/baking/baking_shapes_and_trays/411283-baguette_baking_pan.htm
Continuação de um feliz de semana x

Rico disse...

Que belo pao super fofo e delicioso, eu ainda nao me aventurei a fazer pao mas este aqui esta no olho. :) xxx Rico-Receitas

Martuxa disse...

Ameixinha será isto que andas à procura?

http://www.bakedeco.com/detail.asp?id=230&trng=fgle

Delícia de pão ;) Beijinhos

Erva Doce e Canela disse...

Conforme prometido cá estou!! Olha no Pingo Doce e Minipreço onde normalmente vou de Sidra, só mesmo vinagre :(

Bella disse...

Que lindo paozinho caseiro :)

Bjs

ameixa seca disse...

Ana, obrigada :)
Ana Powell, descobri que há uma sidra portuguesa, vou tentar ver se consigo comprar nalgum hipermercado :) A forma de baguetes mais em conta até agora é a da La Redoute.
Ricardo, fazer pão dá muito gozo. Todos gostam :)
Martuxa, é exactamente isso mas essas são as mais caras que encontrei até agora :)
Bella, obrigada :)

Helena disse...

Ameixinha
Ontem li a receita e hoje vim ler o resto.
As formas já as procurei há uns 2 anos e nao encontrei,só no club cocina.
A sidra tambem e aproveitei uma ida a Espanha para comprar.
Hei-de ver no super do corte ingles.
Provavelmente já te responderam,mas são tantos comentarios que não me atrevo ...
Boa semana!

Karina disse...

Não sou muito de fazer pães em casa, nessas horas queria ser como minha avó, que sempre tinha um pãozinho saindo do forno. Bjos e boa semana.

Ameixinha disse...

Canela, as formas só queria mesmo saber se existiam por cá. A sidra sei que existe uma portuguesa, a decider. Vou tentar encontrar :)
Mariacarambola, obrigada pela visita e pelo comentário! A MFP ajuda muito a ter sempre um pão a sair do forno :)

Raspas de Laranja disse...

Se há coisa que adoro é pão. Tento não comer para não engordar, porque pão para mim, tem de tre carradas de manteiga. O teu já me despertou os sentidos, ficou lindo, e até dá para sentir o cheiro (lol). Vou ver se descobro a sidra. Bjs

Nani disse...

rsrs eu sempre digo que não vou mais comprar livros de receitas, mas nunca consigo.
E que boa aquisição você fez, veja ai o resultado.
Beijos

Anna disse...

Vou testar este pão depois te falo, se der faço ainda hoje.
Beijos

ameixa seca disse...

Zé, também gosto de pão com manteiga mas como muitas vezes simples apenas :)
Naninha, por acaso gosto muito do livro e tenho mais pães para experimentar ;)
Anna, espero que gostes tanto como nós :)

Martuxa disse...

Olá :)

Lembrei-me da empresa onde comprei a minha forma para pão de forma, pode ser que tenham aquilo que procuras.
Na altura enviei um email a perguntar se tinham o que eu pretendia e responderam logo. Fazem envios à cobrança.

www.americoalves.pt

geral@americoalves.pt.

bio_geo_esds@ disse...

Bem, acho que já te responderam a tudo, porque para ler estes comentários todos... são ao metro, lol

A sidra tens no supermercado em garrafas de 33cl da unicer marca Decider. Tem álcool, não é para crianças, por isso não sei se podes beber, lol

As formas de baguetes, apenas um tabuleiro ondulado com furinhos, já as vi à venda, não sei onde agora. Na net tens vindo p.e. UK.

E já agora, o pão está lindo.

bio_geo_esds@ disse...

Esqueci-me de dizer, para que as baguetes fiquem estaladiças é necessário vaporizar água no iníco da cozedura. Nos fornos da padaria eles estão equipados com esses jactos, os nossos não :(
Já fiz, mas não me conquistaram.

ameixa seca disse...

Martuxa, obrigada pela dica. Não vou comprar, é mesmo só para saber se existem :)
Renato, já tinha chegado a essa conclusão. Falta-me é saber que supermercado tem. Inter e PD não têm. No fim de semana vou procurar no Tio Belmiro... logo se vê! Obrigada pela dica ;)

moranguita disse...

ameixinha que bonito este pao ja em apetecia provar um bocadinho.
beijinhos

ameixa seca disse...

Moranguita, mãos à obra :)