Viva el Mexico :)
Já tinha dito há uns meses que tenho um correspondente mexicano. Não tive nenhum na adolescência e, surgiu ter um quando adulta. Continuamos a manter o contacto através da net e através de carta. Ele, de quando em quando, envia-me umas revistas de culinária mexicanas e, foi numa dessas revistas, que vi este pan de nuez que, de pão não tem nada e já vão ver porquê :)
A revista não é alusiva ao Natal mas receita que leva nozes é, para mim, receita natalícia e este bolo ficou muito bem como doce de Natal! Muito fácil de fazer, pouquíssimos ingredientes e bem rápido. E o meu bolo ficou igual à foto que trazia na revista, adoro quando isso acontece, sinal que deu certo ;)
A revista chama-se "Cocina con alegría" Año 2 Número 12. Quem não quer uma cozinha com alegria? Eu quero e nem sempre a coisa dá para rir, às vezes voam ingredientes, materiais e voa a paciência mas este pan de nuez deu satisfação a quem o provou. Isso eu posso garantir :)
Ingredientes:
2 1/2 chávena de nozes
3/4 chávena de açúcar
7 ovos separados
manteiga para untar
farinha para enfarinhar (dahhhh)
açúcar em pó e canela em pó para polvilhar
Preparação:
1. Num processador moa as nozes até obter um pó ligeiro (não moer demasiado, deixar aos pedacinhos pequenos mas não em farinha) e junte o açúcar.
2. Misture as gemas de ovos batidas com as nozes e o açúcar até incorporar.
3. Com uma batedeira monte as claras em castelo.
4. Agregue as claras à mistura de nozes de forma envolvente e com a ajuda de um salazar ou colher de inox.
5. Unte uma forma com manteiga e enfarinhe.
6. Verta a mistura para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos ou até que ao introduzir um palito este saia limpo.
7. Deixe arrefecer antes de retirar da forma e sirva polvilhado com uma mistura de açúcar e canela em pó.
Fica um bolo húmido que se conserva assim por bastante tempo. Este não foi comido num só dia porque no Natal há sempre muita coisa para provar mas, garanto que quem provou adorou :) Não é o típico bolo de noz, é cem vezes melhor e passou a ser o bolo de noz cá de casa! A repetir muitas vezes, sem qualquer dúvida.
Feliz Ano Novo a todos os que me visitam. Que 2010 traga a tranquilidade e estabilidade que todos precisamos. Que seja um ano de união, paz e amizade. Que consigamos deixar de lado as nossas diferenças, divergências e preconceitos. Que reine a fraternidade, sinceridade e generosidade. Que possamos crescer como pessoas, que saibamos dar o melhor de nós, que os sorrisos dêem lugar aos risos e que, a existir lágrimas, que sejam apenas de alegria!
Eu espero ter esgotado o stock em 2009 :)
Já agora, aproveitando a onda de pedinchice, que nunca nos falte dinheiro, nem discernimento, nem humildade. Que o desemprego diminua, que ninguém sinta fome, que as necessidades básicas sejam colmatadas, que as famílias valorizem o elo que os une, que o amor suplante o ódio e que a guerra dê, finalmente, tréguas. Como dizia a outra: lutar pela guerra é o mesmo que fornicar pela virgindade!
Sim, isto pode ser uma utopia mas como Gedeão escreveu: "sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança" :)
Eu poderia continuar mas tenho que ir começar a preparar as coisitas para amanhã!
Feliz 2010 ;)